Parceria de Stela Barbieri e Fernando Vilela foi foco do Segundas Intenções
06 DE dezembro DE 2019
Pensar que a parceria entre Stela Barbieri e Fernando Vilela se “resuma” a um casamento bem-sucedido e dois filhos é um engano. Quem esteve presente - ou acompanhou a transmissão do bate-papo com eles pelo nosso espaço no Facebook - no Segundas Intenções na Biblioteca de São Paulo, no sábado, 23 de novembro, pôde conhecer um pouco mais da produção literária destes dois artistas e perceber que a cumplicidade entre eles, vai muito além. Juntos fazem “livros ilustrados”, o que, segundo Fernando, é “o encontro entre duas artes, o da palavra e da imagem, dois elementos narrativos que ajudam na mediação. Obras que misturam duas linguagens diferentes para um público que vai de zero a cem anos. “
[caption id="attachment_57639" align="alignleft" width="702"]
Foto: Equipe SP Leituras.[/caption]Os autores se conheceram em 2002, numa exposição coletiva num galpão com 15 artistas plásticos. Alguns anos depois, produziam o primeiro livro juntos. "A menina do fio" (Editora Girafinha, 2006) é um conto de fadas moderno, com uma princesa impaciente e rabugenta, que tem um fio duro de cabelo que não para de crescer e se enroscar em todos os lugares. Até que um jovem surge e ajuda a desatar todos estes nós.
Para Fernando, “a literatura sempre esteve ligada à imagem. O livro, além de ser um suporte para leitura, deve ter um aspecto cinestésico, com cheiro e forma. Deve ser um objeto de arte. Por isto, em nossas obras, seu formato é pensado desde o princípio, na matriz de construção da escrita.” Para Stela, estudiosa das tradições orais, sejam elas africanas, brasileiras ou sufis, a literatura começou pela oralidade. Desde sempre teve, na família ou na escola, importantes referências na contação de histórias que “por toda a vida, povoaram a minha imaginação.” Três tias eram educadoras e a uma quadra de casa havia uma biblioteca, o que foi, segundo ela, um divisor de águas em sua vida. Tanto pela formação visual que desenvolveu com as oficinas que frequentou, quanto no relacionamento com as pessoas.
[caption id="attachment_57644" align="alignleft" width="702"]
Foto: Equipe SP Leituras.[/caption]Ambos são apaixonados e curiosos pelo mundo. Segundo Stela, “me interessa muito as espessuras, as tatilidades. O mundo está muito liso.” Certamente por isto, viajam com frequência e, as vivências adquiridas nas viagens que fazem, os inspiram a criar. Além disto, a participação em encontros literários mundo a fora, propicia descobertas e novos amigos, como o escritor Ferréz, que conheceram em Frankfurt, na Alemanha.
[caption id="attachment_57640" align="alignleft" width="702"]
Foto: Equipe SP Leituras.[/caption]Para Fernando, “o grande desafio para quem ilustra, é não ser redundante. Não dá para ilustrar o que já foi dito com as palavras. Às vezes, o texto precisa falar mais do que a imagem ou vice-versa. Aí você vai adaptando, cortando daqui, aumentando dali. O livro ilustrado respeita esta interdependência, ele é uma terceira coisa.” “Lemos muito. E lemos muito um para o outro. Somos cada um, o palpiteiro de plantão do trabalho do outro. O que almejamos é que as histórias que contamos sequestrem as pessoas.” finaliza Stela.
Todos os encontros com escritores no Segundas Intenções estão disponíveis no nosso canal no Youtube: https://www.youtube.com/user/SPbiblioteca . Para conferir o bate-papo com o casal, acesse aqui.
Notícias
Carnaval 2026: A literatura ganha a avenida
Carolina Maria de Jesus, Conceição Evaristo, Rita Lee e Paulo César Pinheiro são homenageados
Postado em 15 DE fevereiro DE 2026
Nos 25 anos da trilogia O Senhor dos Anéis, uma entrevista com Reinaldo José Lopes, especialista em Tolkien
Tradutor de O Hobbit explica complexidade e riqueza dos livros em relação aos filmes, propõe ordem de leitura da mitologia da Terra Média e dá detalhes das influências de um dos mais importantes escritores do século XX.
Postado em 12 DE fevereiro DE 2026
Dez clássicos contemporâneos da nova literatura da América Latina
Itamar Vieira Junior, Ana Maria Gonçalves, Valeria Luiselli, Monica Ojeda: conheça os autores essenciais que renovam a tradição literária latino-americana.
Postado em 10 DE fevereiro DE 2026
Biblioteca de São Paulo é destaque em reportagem do Sesc SP
Matéria sobre bibliotecas vivas mostra BSP como espaço de leitura, cidadania e convivência
Postado em 03 DE fevereiro DE 2026


