Paulo Scott analisa o que Direito e Literatura têm em comum
03 DE novembro DE 2020
O Curso Online Direito e Literatura: a expressão dos Direitos Humanos na literatura brasileira contemporânea e sua leitura, a partir da noção de testemunho, com Paulo Scott, está marcado para os dias 24, 25, 26 e 27 de novembro, das 10h às 12h. Para participar, é necessário fazer inscrição em https://bsp.org.br/inscricao.
Neste curso, o escritor aborda a relação interdisciplinar entre Direito e Literatura, a partir da análise de trechos de narrativas de ficção. Os conteúdos estudados incorporam, na arquitetura de suas tramas, questões relacionadas à normatividade. E o objetivo é estimular a produção de textos, relatos e testemunhos, além do interesse pelos debates políticos que envolvam os Direitos Humanos e os valores democráticos.
Saiba mais sobre Paulo Scott
Ele é autor de livros de seis livros de poesia – entre eles: o “Mesmo sem dinheiro comprei um esqueite novo” (São Paulo: Companhia das Letras, 2014), livro vencedor do Prêmio da APCA - Associação Paulista dos Críticos de Arte 2014 – e seis de prosa – entre eles: o livro de contos “Ainda orangotangos” (Porto Alegre: Livros do Mal, 2003; Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2007), adaptado para o cinema pelo diretor Gustavo Spolidoro, longa-metragem vencedor do 13º Festival de Cinema de Milão, e os romances “Habitante irreal” (Rio de Janeiro: Alfaguara, 2011, livro vencedor do Prêmio Machado de Assis 2012, da Fundação Biblioteca Nacional, lançado também na Alemanha, Portugal, Croácia, Inglaterra e Estados Unidos, “O ano em que vivo de literatura” (Rio de Janeiro: Editora Foz, 2015), livro vencedor do Prêmio Açorianos de Literatura 2016, e “Marrom e Amarelo” (São Paulo: Alfaguara, 2019), no qual aborda as perversidades do racismo e do colorismo no Brasil, a partir da ótica de um homem negro de pele clara. Colabora com a imprensa cultural no Brasil e no exterior. Trabalha atualmente na pesquisa documental para escrita do romance “Rondonópolis”.
Paulo Scott conta com blog (rochascott.wordpress.com) e Instagram: the.fake.elrodris.
Importante lembrar que BSP está retomando as atividades presenciais de programação cultural gradualmente, com capacidade de atendimento reduzida e respeitando os protocolos de saúde. Para mais informações, acesse nossas redes sociais.
Curso Online Direito e Literatura: a expressão dos Direitos Humanos na literatura brasileira contemporânea e sua leitura, a partir da noção de testemunho. Com Paulo Scott. Dias 24, 25, 26 e 27 de novembro, das 10h às 12h. Carga horária: 8 horas. Indicado para maiores de 16 anos. Inscrições a partir de 9 de novembro, às 10h. Para participar e obter mais informações, clique aqui. Vagas limitadas.
Notícias
Carnaval 2026: A literatura ganha a avenida
Carolina Maria de Jesus, Conceição Evaristo, Rita Lee e Paulo César Pinheiro são homenageados
Postado em 15 DE fevereiro DE 2026
Nos 25 anos da trilogia O Senhor dos Anéis, uma entrevista com Reinaldo José Lopes, especialista em Tolkien
Tradutor de O Hobbit explica complexidade e riqueza dos livros em relação aos filmes, propõe ordem de leitura da mitologia da Terra Média e dá detalhes das influências de um dos mais importantes escritores do século XX.
Postado em 12 DE fevereiro DE 2026
Dez clássicos contemporâneos da nova literatura da América Latina
Itamar Vieira Junior, Ana Maria Gonçalves, Valeria Luiselli, Monica Ojeda: conheça os autores essenciais que renovam a tradição literária latino-americana.
Postado em 10 DE fevereiro DE 2026
Biblioteca de São Paulo é destaque em reportagem do Sesc SP
Matéria sobre bibliotecas vivas mostra BSP como espaço de leitura, cidadania e convivência
Postado em 03 DE fevereiro DE 2026



