Pintando o 7 com muita cor!
08 DE abril DE 2021
- lápis de cor, giz de cera ou aquarela;
- lápis grafite ou caneta;
- tesoura;
- 8 folhas de papel sulfite;
- 1 xícara grande ou qualquer outro objeto em formato de círculo.
Passo 1
Pegue seis folhas de papel sulfite e dobre-as ao meio. Reserve as duas folhas restantes.

Passo 2
Coloque a xícara ou outro objeto circular sobre as folhas dobradas e, com o lápis, contorne o objeto, utilizando ele como molde para desenhar círculos perfeitos no papel.

Passo 3
Depois, com as folhas ainda dobradas, recorte por cima do traço desenhado. Dessa forma, cada folha resultará em dois círculos e, no final, você terá um total de doze unidades recortadas.

Passo 4
Agora, vamos pintar os círculos em pares. Exemplo: com o giz azul pinte dois círculos, com o amarelo mais dois e assim por diante. Depois desse processo você terá pintado todos com seis cores diferentes.

Passo 5
Pegue as duas folhas reservadas e contorne a palma das duas mãos em cima delas.

Passo 6
Conforme a imagem, organize os círculos em meia lua acima das folhas com o desenho das mãos. Cada jogador terá à sua frente 6 círculos coloridos, que deverão estar dispostos na mesma ordem do oponente.

E pronto! Vamos jogar?
Para começar, os jogadores deverão se posicionar um de frente para o outro e colocar as mãos em cimas das desenhadas.
Um dos jogadores (jogador 1) irá começar criando uma sequência de cores, indicando com as mãos a ordem e os círculos escolhidos.
O jogador 2 irá repetir a sequência de cores proposta pelo jogador 1.
O intuito é trabalhar a memorização. Então, comece a sequência com apenas duas cores e, conforme a brincadeira for evoluindo, aumente a quantidade.
Depois de brincar, que tal explorar melhor esse universo colorido? Separamos algumas dicas de livros, brincadeiras e vídeos para te inspirar a criar e se divertir com o tema.
Dica de leitura:

Juju e o mistério das cores, de Fábio Quinteiro (disponível na BSP e na BVL)
Nesta história você vai conhecer a Juju, uma menina muito alegre e divertida que estava passando por dias desbotados e desanimados. Até que ela ganha um livro incrível chamado "O mistério das cores" e começa a aprender que cada cor pode representar um sentimento. Descubra o que ela faz depois de saber um pouco mais sobre as cores e as coisas que elas podem representar.
Dica de jogo:

Twister (disponível na BSP e na BVL)
Essa é uma brincadeira bem conhecida, super divertida e você pode fazer ela em casa, usando folhas de cartolina coloridas. Para participar, mãos e pés se misturam com o objetivo de alcançar os círculos coloridos de acordo com as indicações da roleta. Quem cair, sai da rodada. O último que ficar neste tabuleiro gigante ganha!
Dica de vídeo:
As Cores de Corina (disponível no youtube)
Você também pode se divertir com vídeos de contações de histórias. No canal do YouTube "O baú da Camilinha" tem uma divertida aventura vivida pela Corina, que adorava desenhar tudo o que via, mas muitos adultos não entendiam a sua arte. Assista aqui!
Notícias
Carnaval 2026: A literatura ganha a avenida
Carolina Maria de Jesus, Conceição Evaristo, Rita Lee e Paulo César Pinheiro são homenageados
Postado em 15 DE fevereiro DE 2026
Nos 25 anos da trilogia O Senhor dos Anéis, uma entrevista com Reinaldo José Lopes, especialista em Tolkien
Tradutor de O Hobbit explica complexidade e riqueza dos livros em relação aos filmes, propõe ordem de leitura da mitologia da Terra Média e dá detalhes das influências de um dos mais importantes escritores do século XX.
Postado em 12 DE fevereiro DE 2026
Dez clássicos contemporâneos da nova literatura da América Latina
Itamar Vieira Junior, Ana Maria Gonçalves, Valeria Luiselli, Monica Ojeda: conheça os autores essenciais que renovam a tradição literária latino-americana.
Postado em 10 DE fevereiro DE 2026
Biblioteca de São Paulo é destaque em reportagem do Sesc SP
Matéria sobre bibliotecas vivas mostra BSP como espaço de leitura, cidadania e convivência
Postado em 03 DE fevereiro DE 2026



