Professora dá dicas de redação para o ENEM
05 DE dezembro DE 2020
Naiara Costa dos Santos é professora de Literatura e escrita criativa em cursinhos pré-vestibular com mais de 11 anos de experiência. Formação em Letras pela Universidade de São Paulo e especialização em Cinema e Literatura pela Universidade de Buenos Aires. Ampla experiência na banca FUVEST, em particular- pesquisando abordagens da elaboração de questões e formatos de correção, além de estudar as produções textuais exigidas pela banca e seu viés mais subjetivista, abstrato e de integração dos conhecimentos humanistas.
Confira, a seguir, um "ping-pong" com a professora:
Qual é a melhor qualidade de uma redação para o ENEM? Como alcançá-la? A qualidade máxima de uma redação para o ENEM é alcançada por meio da avaliação de 1000 pontos. Para isso, o candidato precisa de 200 pontos em cada uma das cinco competências, que avaliam basicamente: 1. Domínio da norma culta da língua portuguesa; 2. Adequação ao tema e à estrutura dissertativa-argumentativa; 3. Qualidade das argumentações. 4. Estrutura do texto: Coesão e coerência; 5. Proposta de Intervenção bem feita.
Quais são as três principais armadilhas / erros que os alunos devem evitar na hora de construir o texto da redação? Alguns candidatos se apegam a lendas propagadas nas redes sociais, disseminadas por pessoas com boa fé, mas sem formação para tal. 1. Acreditam que podem escrever sobre qualquer assunto tendo um texto copia e cola, isso não funciona! Cada tema pede uma reflexão específica. 2. Pulam a folha de rascunho, ela está lá por algum motivo. Seja para um rascunho total ou para pensar a estrutura do texto e só depois ir para a folha oficial. 3. Copiam partes da coletânea. Dados estatísticos até podem ser usados, mas copiar partes do texto configura plágio e o candidato pode ter a redação anulada.
Se você pudesse dar apenas cinco dicas para os alunos construírem bons textos de redação para o ENEM, quais seriam? 1. Forme um repertório de atualidades e cultura geral por meio de leituras, bons canais no YouTube e podcasts. 2. Escreva ao menos um texto por semana. 3. Revise seu conhecimento em gramática por meio de exercícios, há bons sites gratuitos disponíveis. 4. Leia com muito carinho a proposta e assegure-se de que estão contemplando todos os comandos dela em seu texto. Exemplo: "Democratização do Acesso ao Cinema no Brasil"- Aqui não é sobre uma discussão acerca da relevância do cinema, dos tipos de cinema e etc. É sobre o acesso das pessoas ao cinema. Tem cinema nas periferias? Por que não? O valor do ingresso para o cinema é acessível ao brasileiro? Como levar o cinema para mais espaços e pessoas. 5. Revise seu texto com cuidado e apenas faça um risco na palavra errada, evite rasuras demais.
Quais seriam boas referências em leitura para que os alunos se preparem para esta parcela das provas? Como a prova está bem próxima, indico alguns canais do Youtube que podem facilitar o debate acerca de diversos temas e te ajudar com repertório. São eles: O canal" tese onze", da linda Sabrina Fernandes que discute política com aprofundamento e didatismo. O Canal da Gabriela Piorli, advogada, jornalista, professora. Ela debate questões atuais do cenário político e social económico, brasileiro. Recomendo o Canal "CPFL"- É o café filosófico debatendo muitos temas, dispensa apresentações. Ainda o canal 'Casa do Saber", vídeos curtos e com muito repertório. Canal Parabólica, Obrigahistória. E claro, os vídeos do programa GregNew, do queridíssimo Gregório Duvivier que consegue informar, com profundidade e leveza. Dá para maratonar pelo YouTube e pela HBO.
A oficina foi pauta do Bom Dia São Paulo, na TV Globo, este mês. Para conferir a participação da professora na matéria, clique aqui.
Notícias
Carnaval 2026: A literatura ganha a avenida
Carolina Maria de Jesus, Conceição Evaristo, Rita Lee e Paulo César Pinheiro são homenageados
Postado em 15 DE fevereiro DE 2026
Nos 25 anos da trilogia O Senhor dos Anéis, uma entrevista com Reinaldo José Lopes, especialista em Tolkien
Tradutor de O Hobbit explica complexidade e riqueza dos livros em relação aos filmes, propõe ordem de leitura da mitologia da Terra Média e dá detalhes das influências de um dos mais importantes escritores do século XX.
Postado em 12 DE fevereiro DE 2026
Dez clássicos contemporâneos da nova literatura da América Latina
Itamar Vieira Junior, Ana Maria Gonçalves, Valeria Luiselli, Monica Ojeda: conheça os autores essenciais que renovam a tradição literária latino-americana.
Postado em 10 DE fevereiro DE 2026
Biblioteca de São Paulo é destaque em reportagem do Sesc SP
Matéria sobre bibliotecas vivas mostra BSP como espaço de leitura, cidadania e convivência
Postado em 03 DE fevereiro DE 2026


