'Quarto de despejo', de Carolina de Jesus, faz 60 anos e continua atual
20 DE agosto DE 2020
Traduzido para 13 línguas, "Quarto de Despejo" vendeu cerca de um milhão de exemplares ao redor do mundo. Em uma prosa poética e lúcida, Carolina descreve sua rotina doméstica, seu trabalho nas ruas e faz comentários sobre o estado de coisas em que vivia e no qual sofria toda sorte de preconceitos- cenário muito parecido com o atual, com exceção, claro, da pandemia. "Há de existir alguém que lendo o que eu escrevo dirá... isto é mentira! Mas as misérias são reais", escreveu ela há mais de seis décadas.
Carolina foi descoberta em 1958 pelo jornalista Audálio Dantas (1929-2018), durante a apuração de uma reportagem que deveria mostrar como era e como funcionava a favela do Canindé, na Zona Norte de São Paulo. Na hoje extinta comunidade, ele encontrou a "catadora de papéis" que escrevia em cadernos encontrados no lixo observações sobre seu cotidiano.
Após a publicação da reportagem “O drama da favela escrito por uma favelada” no diário "Folha da noite", ela publicou "Quarto de despejo" e outros livros, como "Casa de alvenaria" (1961) e "Pedaços de fome" (1963). Depois de sua morte, mais obras póstumas foram editadas.
Para ver os 37 cadernos originais de Carolina, deve-se ir até a cidade mineira de Sacramento, na região do Alto Paranaíba, onde ela nasceu em 14 de março de 1914. É lá que estão manuscritos da escritora.
Notícias
Carnaval 2026: A literatura ganha a avenida
Carolina Maria de Jesus, Conceição Evaristo, Rita Lee e Paulo César Pinheiro são homenageados
Postado em 15 DE fevereiro DE 2026
Nos 25 anos da trilogia O Senhor dos Anéis, uma entrevista com Reinaldo José Lopes, especialista em Tolkien
Tradutor de O Hobbit explica complexidade e riqueza dos livros em relação aos filmes, propõe ordem de leitura da mitologia da Terra Média e dá detalhes das influências de um dos mais importantes escritores do século XX.
Postado em 12 DE fevereiro DE 2026
Dez clássicos contemporâneos da nova literatura da América Latina
Itamar Vieira Junior, Ana Maria Gonçalves, Valeria Luiselli, Monica Ojeda: conheça os autores essenciais que renovam a tradição literária latino-americana.
Postado em 10 DE fevereiro DE 2026
Biblioteca de São Paulo é destaque em reportagem do Sesc SP
Matéria sobre bibliotecas vivas mostra BSP como espaço de leitura, cidadania e convivência
Postado em 03 DE fevereiro DE 2026


