Renan Inquérito mostra suas criações na pandemia e a relação do rap com a cidade
12 DE novembro DE 2021
Crédito: Marcio Salata No mesmo mês de comemoração do Dia do Hip Hop, 12 de novembro, a Biblioteca de São Paulo recebe o expoente do rap nacional Renan Inquérito. O compositor, geógrafo, poeta, RAPeiro e SARAUzeiro, ministrará a oficina Parada Poética - Dicionário do esquecimento, em 24 de novembro, às 10h.
A proposta é instigar as pessoas a criarem novos significados para palavras tradicionais, por meio de olhar mais sensível e afetivo. “Esta oficina é uma somatória de várias vivências literárias já realizadas anteriormente com crianças e adolescentes de todo Brasil, unindo teoria, prática e participação, maltratando a gramática e colocando a culpa na licença poética, brincando com as palavras para a poesia nascer”, conta.
Desde 1997, Renan atua na cultura Hip Hop, ano de fundação do grupo INQUÉRITO. Desde então, já soma oito discos produzidos, dezenas de músicas, videoclipes e centenas de shows. Além disso, está à frente do Sarau Parada Poética. “Eu acho que o rap e a poesia se retroalimentam, assim como o Hip Hop e os saraus periféricos, todas essas manifestações urbanas fazem parte do relevo da voz da cidade”, explica.
Em meio à pandemia, Renan Inquérito lançou um novo álbum com nove faixas chamado iSOLamento. Ainda em 2020, publicou o livro Poesia Pra Encher a Lave 2.0. “Foi um momento onde pude resgatar muitos escritos adormecidos, guardados nas gavetas da memória, me curei com as palavras, e ao encontrar o SOL dentro do iSOLamento me aqueci do frio do lockdown, uma verdadeira curadoria”, relata Renan.
Notícias
Carnaval 2026: A literatura ganha a avenida
Carolina Maria de Jesus, Conceição Evaristo, Rita Lee e Paulo César Pinheiro são homenageados
Postado em 15 DE fevereiro DE 2026
Nos 25 anos da trilogia O Senhor dos Anéis, uma entrevista com Reinaldo José Lopes, especialista em Tolkien
Tradutor de O Hobbit explica complexidade e riqueza dos livros em relação aos filmes, propõe ordem de leitura da mitologia da Terra Média e dá detalhes das influências de um dos mais importantes escritores do século XX.
Postado em 12 DE fevereiro DE 2026
Dez clássicos contemporâneos da nova literatura da América Latina
Itamar Vieira Junior, Ana Maria Gonçalves, Valeria Luiselli, Monica Ojeda: conheça os autores essenciais que renovam a tradição literária latino-americana.
Postado em 10 DE fevereiro DE 2026
Biblioteca de São Paulo é destaque em reportagem do Sesc SP
Matéria sobre bibliotecas vivas mostra BSP como espaço de leitura, cidadania e convivência
Postado em 03 DE fevereiro DE 2026


