Renan Inquérito promove sarau online para divulgar a poesia falada
25 DE setembro DE 2020
O rapper e poeta Renan Inquérito. Foto: Divulgação/ Marcio Salata[/caption]Maltratar a gramática e jogar a culpa na licença poética é o lema da Parada Poética, segundo seu criador, o rapper, poeta e educador Renan Inquérito. O sarau online, acontece no dia 15 de outubro, às 19h, como parte da programação da BSP. Inscrições abertas a partir deste sábado, 26 de setembro, às 10h. Para participar, acesse www.bsp.org.br/inscricao. Vagas limitadas.
A Parada Poética, diz Inquérito, tem como objetivo difundir a literatura por meio da palavra falada, cantada, exposta, declamada, embalada, e compartilhada. Com textos autorais e também de escritores consagrados, pretende-se inserir o público em uma experiência literária, provocativa e libertária.
Os contos e poemas da Parada Poética contribuem com a apresentação da literatura marginal e periférica contemporânea e dos saraus como instrumento capaz de auxiliar e ressignificar a literatura brasileira, as narrativas do cotidiano, bem como desmistificar o uso exclusivo da escrita apenas por aqueles detentores de grandes conhecimentos formais.
"Com a cultura hip-hop como aliada, bem como a literatura e o teatro como instrumentos de expressão, focamos nosso olhar sobre temas diversos, que vão desde saúde, educação e trânsito a amor, convivência e o mundo moderno", diz ele.
Inquérito acredita na Parada Poética como agente democratizador da literatura, o que a torna de grande relevância para o fortalecimento dos leitores.
"O projeto vislumbra não somente a formação de leitores e escritores, mas a conquista e o reconhecimento deles como cidadãos da comunidade, capazes de criar, declamar e disseminar a poesia" completa.
[caption id="attachment_61697" align="aligncenter" width="702"]
O sarau online Parada Poética, acontece no dia 15 de outubro, às 19h. Foto: Divulgação/ Marcio Salata[/caption]Dinâmica da aula e conteúdo
O encontro pretende seduzir o público a partir de performances com a poesia falada como forma de interagir diretamente com os participantes e inseri-los na vibração do sarau. Uma vez contagiados pela poesia são estimulados a participarem também.
A Parada Poética tira o público do local de expectador e transforma-o em protagonista das poesias e versos. Com a participação no sarau, cada um pode, a sua maneira, contar e escrever a própria história. A linguagem adotada enfatiza a oralidade, ao invés de simplesmente lida a poesia passa a ser sonora e musical. Poder ouvir e interagir com as performances literárias encurta a distância que existe entre a comunidade e a arte.
[caption id="attachment_61698" align="aligncenter" width="702"]
"Com a cultura hip-hop como aliada, bem como a literatura e o teatro como instrumentos de expressão, focamos nosso olhar sobre temas diversos", diz Renan Inquérito. Foto: Divulgação/ Thiago S. Araújo[/caption]Idealizada em 2013, a Parada Poética é um sarau que acontece todos os meses na Estação Ferroviária de Nova Odessa-SP. A Parada também realiza edições itinerantes por todo o Brasil e até em outros países, com apresentações em escolas, bibliotecas, universidades e em importantes festivais literários.
Renan Inquérito utiliza a música e a literatura como ferramenta de transformação e interferência social. Rapper, compositor, mestre em geografia e poesia, escreveu os livros #Poucas Palavras (2011) e Poesia Pra Encher a Laje (2016). Além dos palcos, percorre escolas e unidades da Fundação CASA, realizando saraus, shows, debates e oficinas.
Sarau Online Parada Poética. Com Renan Inquérito. Dia 15 de outubro, das 19h às 20h. Indicado para maiores de 10 anos. Inscrições a partir do dia 26 de setembro, às 10h. Para participar, acesse www.bsp.org.br/inscricao. Vagas limitadas.
Notícias
Carnaval 2026: A literatura ganha a avenida
Carolina Maria de Jesus, Conceição Evaristo, Rita Lee e Paulo César Pinheiro são homenageados
Postado em 15 DE fevereiro DE 2026
Nos 25 anos da trilogia O Senhor dos Anéis, uma entrevista com Reinaldo José Lopes, especialista em Tolkien
Tradutor de O Hobbit explica complexidade e riqueza dos livros em relação aos filmes, propõe ordem de leitura da mitologia da Terra Média e dá detalhes das influências de um dos mais importantes escritores do século XX.
Postado em 12 DE fevereiro DE 2026
Dez clássicos contemporâneos da nova literatura da América Latina
Itamar Vieira Junior, Ana Maria Gonçalves, Valeria Luiselli, Monica Ojeda: conheça os autores essenciais que renovam a tradição literária latino-americana.
Postado em 10 DE fevereiro DE 2026
Biblioteca de São Paulo é destaque em reportagem do Sesc SP
Matéria sobre bibliotecas vivas mostra BSP como espaço de leitura, cidadania e convivência
Postado em 03 DE fevereiro DE 2026


