Roberto Taddei compartilha sua jornada literária no Segundas Intenções de julho
13 DE julho DE 2023
Crédito: Equipe SP Leituras No último sábado, 8, o Segundas Intenções recebeu o escritor, jornalista, tradutor e crítico literário Roberto Taddei. O bate-papo, mediado pelo jornalista Manuel da Costa Pinto, proporcionou aos participantes uma imersão na jornada literária do autor e nos temas que permeiam suas obras.
Durante o evento, o escritor contou suas experiências pessoais com o livro e a literatura, incluindo os desafios de resgatar obras que leu em sua infância para compartilhar com seu filho de 8 anos. Ele destacou a importância desse resgate de títulos atemporais, como A Bolsa Amarela, de Lygia Bojunga, revelando o choque ao perceber, durante os momentos de leitura com o seu pequeno, o quão relevantes e atuais essas narrativas ainda são.
Uma das experiências que marcou a vida do escritor foi, ainda na infância, a descoberta da biblioteca que havia na escola onde estudou. Aquele espaço cheio de histórias foi um verdadeiro refúgio para ele, onde descobriu a liberdade proporcionada pelo mundo dos livros. Essa paixão pelas palavras e pela possibilidade de soltar a imaginação foi crescendo ao longo dos anos e, na vida adulta, virou estudo e profissão. Taddei se formou em Letras e Jornalismo, e posteriormente foi trabalhar em redações renomadas como o Jornal da Tarde e o Estadão.
Com desejo de ampliar ainda mais seus conhecimentos, Roberto foi estudar escrita criativa nos Estados Unidos e o resultado dessa experiência foi o seu primeiro livro Terminália, que transporta os leitores para um Brasil distópico, onde a invisibilidade das pessoas revela as complexidades de uma sociedade em transformação.
Depois de apresentar um pouco sobre o processo de escrita, aprendizado e enredo do seu primeiro romance, Taddei aproveitou o encontro e a curiosidade do público para falar sobre seus outros dois trabalhos: Existe e está aqui e então acaba (2014) e A segunda morte (2022). Livros que também exploram diferentes realidades e fronteiras do Brasil, refletindo sobre a construção da identidade nacional e as nuances que moldam a nação.
O escritor também se aventurou pela escrita de poemas ao longo de sua carreira, lançando, em 2019, o livro Essa música não é minha. Mas o encontro de duas horas foi insuficiente para explorar todas as camadas desse título e outras reflexões, finalizando a conversa com a promessa de um retorno do escritor ao programa para compartilhar mais sobre seus trabalhos e aprofundar as discussões sobre literatura e processo criativo.
Você pode assistir a este e outros encontros do Segundas Intenções em nosso canal do YouTube. Além disso, já anote na agenda as datas dos próximos encontros e venha conhecer de pertinho as histórias de autores brasileiros que podem te inspirar a ler cada vez mais obras da literatura nacional.
Sábado, 29 de julho, das 11h às 13h, bate-papo com Luis Cosme Pinto, na Biblioteca Parque Villa-Lobos.
Sábado, 12 de agosto, das 11 às 13h, bate-papo com Leonardo Gandolfi e Paloma Vidal na Biblioteca de São Paulo.
Notícias
Carnaval 2026: A literatura ganha a avenida
Carolina Maria de Jesus, Conceição Evaristo, Rita Lee e Paulo César Pinheiro são homenageados
Postado em 15 DE fevereiro DE 2026
Nos 25 anos da trilogia O Senhor dos Anéis, uma entrevista com Reinaldo José Lopes, especialista em Tolkien
Tradutor de O Hobbit explica complexidade e riqueza dos livros em relação aos filmes, propõe ordem de leitura da mitologia da Terra Média e dá detalhes das influências de um dos mais importantes escritores do século XX.
Postado em 12 DE fevereiro DE 2026
Dez clássicos contemporâneos da nova literatura da América Latina
Itamar Vieira Junior, Ana Maria Gonçalves, Valeria Luiselli, Monica Ojeda: conheça os autores essenciais que renovam a tradição literária latino-americana.
Postado em 10 DE fevereiro DE 2026
Biblioteca de São Paulo é destaque em reportagem do Sesc SP
Matéria sobre bibliotecas vivas mostra BSP como espaço de leitura, cidadania e convivência
Postado em 03 DE fevereiro DE 2026


