Roberto Taddei compartilha sua jornada literária no Segundas Intenções de julho
13 DE julho DE 2023No último sábado, 8, o Segundas Intenções recebeu o escritor, jornalista, tradutor e crítico literário Roberto Taddei. O bate-papo, mediado pelo jornalista Manuel da Costa Pinto, proporcionou aos participantes uma imersão na jornada literária do autor e nos temas que permeiam suas obras.
Durante o evento, o escritor contou suas experiências pessoais com o livro e a literatura, incluindo os desafios de resgatar obras que leu em sua infância para compartilhar com seu filho de 8 anos. Ele destacou a importância desse resgate de títulos atemporais, como A Bolsa Amarela, de Lygia Bojunga, revelando o choque ao perceber, durante os momentos de leitura com o seu pequeno, o quão relevantes e atuais essas narrativas ainda são.
Uma das experiências que marcou a vida do escritor foi, ainda na infância, a descoberta da biblioteca que havia na escola onde estudou. Aquele espaço cheio de histórias foi um verdadeiro refúgio para ele, onde descobriu a liberdade proporcionada pelo mundo dos livros. Essa paixão pelas palavras e pela possibilidade de soltar a imaginação foi crescendo ao longo dos anos e, na vida adulta, virou estudo e profissão. Taddei se formou em Letras e Jornalismo, e posteriormente foi trabalhar em redações renomadas como o Jornal da Tarde e o Estadão.
Com desejo de ampliar ainda mais seus conhecimentos, Roberto foi estudar escrita criativa nos Estados Unidos e o resultado dessa experiência foi o seu primeiro livro Terminália, que transporta os leitores para um Brasil distópico, onde a invisibilidade das pessoas revela as complexidades de uma sociedade em transformação.
Depois de apresentar um pouco sobre o processo de escrita, aprendizado e enredo do seu primeiro romance, Taddei aproveitou o encontro e a curiosidade do público para falar sobre seus outros dois trabalhos: Existe e está aqui e então acaba (2014) e A segunda morte (2022). Livros que também exploram diferentes realidades e fronteiras do Brasil, refletindo sobre a construção da identidade nacional e as nuances que moldam a nação.
O escritor também se aventurou pela escrita de poemas ao longo de sua carreira, lançando, em 2019, o livro Essa música não é minha. Mas o encontro de duas horas foi insuficiente para explorar todas as camadas desse título e outras reflexões, finalizando a conversa com a promessa de um retorno do escritor ao programa para compartilhar mais sobre seus trabalhos e aprofundar as discussões sobre literatura e processo criativo.
Você pode assistir a este e outros encontros do Segundas Intenções em nosso canal do YouTube. Além disso, já anote na agenda as datas dos próximos encontros e venha conhecer de pertinho as histórias de autores brasileiros que podem te inspirar a ler cada vez mais obras da literatura nacional.
Sábado, 29 de julho, das 11h às 13h, bate-papo com Luis Cosme Pinto, na Biblioteca Parque Villa-Lobos.
Sábado, 12 de agosto, das 11 às 13h, bate-papo com Leonardo Gandolfi e Paloma Vidal na Biblioteca de São Paulo.