Roda de conversa e contação de história marcam Dia da Consciência Negra
20 DE novembro DE 2019
Foto: Equipe SP Leituras.[/caption]Igualdades, diferenças, união, direitos. Estes foram alguns dos temas abordados durante a roda de conversa realizada pela escritora Alcidéa Miguel e mediada por Cosme Nascimento no feriado do Dia da Consciência Negra em São Paulo. A atividade, que teve como base o livro "Sampa em contos e crônicas negras", da autora, foi realizada pela Faculdade Zumbi dos Palmares e fez parte da programação do FlinkSampa - 7ª Festa do Conhecimento, Literatura e Cultura Negra.
Alcidéia começou a roda, reunindo as pessoas e chamando a todos a encontrarem similaridades como a cor de roupa, um acessório, a cor do cabelo, por exemplo. Aos poucos, a questão da negritude foi sendo abordada entre uma leitura de texto da obra e uma canção.
Contação de história
Depois da roda de conversa foi a vez da contação de história com a própria Alcidéa tomar conta da biblioteca. A escritora fez todo mundo levantar e dançar um pouco logo no início da atividade, brincando com os nomes de quem estava na BSP e chamando as famílias a brincarem juntas.
E foram muitos os que aceitaram o convite. A alegria deu o tom à contação, que buscou abordar a questão da negritude, partindo da história do livro "Eu também chorei na escola", de autoria de Alcidéa. Na obra, uma criança fica com medo que a mãe não vá buscá-la ao final das aulas, em seu primeiro dia na escola. Ajudada por uma amiga, a protagonista acaba compreendendo que não há o que temer. As duas são de etnias diferentes e, com esse viés na história, Alcidéa aproveitou para falar da igualdade.
[gallery size="gallery-block" ids="57570,57581,57571,57572,57573,57575,57576,57577,57578,57579,57574,57580"]
Notícias
Carnaval 2026: A literatura ganha a avenida
Carolina Maria de Jesus, Conceição Evaristo, Rita Lee e Paulo César Pinheiro são homenageados
Postado em 15 DE fevereiro DE 2026
Nos 25 anos da trilogia O Senhor dos Anéis, uma entrevista com Reinaldo José Lopes, especialista em Tolkien
Tradutor de O Hobbit explica complexidade e riqueza dos livros em relação aos filmes, propõe ordem de leitura da mitologia da Terra Média e dá detalhes das influências de um dos mais importantes escritores do século XX.
Postado em 12 DE fevereiro DE 2026
Dez clássicos contemporâneos da nova literatura da América Latina
Itamar Vieira Junior, Ana Maria Gonçalves, Valeria Luiselli, Monica Ojeda: conheça os autores essenciais que renovam a tradição literária latino-americana.
Postado em 10 DE fevereiro DE 2026
Biblioteca de São Paulo é destaque em reportagem do Sesc SP
Matéria sobre bibliotecas vivas mostra BSP como espaço de leitura, cidadania e convivência
Postado em 03 DE fevereiro DE 2026


