Alexandre Rabelo estreia o Segundas Intenções de 2023
02 DE fevereiro DE 2023O primeiro encontro do Segundas Intenções deste ano conta com a presença do escritor, curador e professor Alexandre Rabelo, nascido em Belo Horizonte, em 1978, mas com apenas 5 anos mudou-se para São Paulo.
Em entrevista para o blog "Como eu escrevo", comandado por José Nunes, Alexandre conta que o desejo de se tornar escritor veio cedo, aos 14 anos. “Comprei um caderno para anotar alguns pensamentos que eu julgava serem muito diferentes dos outros meninos da minha idade. Acho que a escrita é esse espaço de dar voz às singularidades, particularmente às singularidades históricas. Cada vez mais, o que me motiva como escritor é poder entender determinados fatos históricos e movimentos sociais a partir da subjetividade do indivíduo, e sinto a literatura como o melhor meio para isso.”
Uma outra curiosidade sobre a vida do autor é que ele revela que seu batismo literário foi aos 17 anos, quando venceu um concurso de redação promovido pela Câmara dos Vereadores de São Paulo, recebendo como prêmio um encontro com Jorge Amado.
Atualmente, ele assina três romances, Nicotina Zero, um livro de antiajuda (Hoo, 2015), Itinerários para o fim do mundo (Patuá, 2018) e o mais recente Miss Macunaíma, publicado pela editora Record, em 2022. Além disso, foi um dos organizadores e participantes da antologia de prosa e poesia A Resistência dos Vaga-Lumes (Nós, 2019), livro que reúne 61 dos principais autores LGBTQIA+ brasileiros.
Soma-se aos projetos do escritor a direção, desde 2018, do “Mix Literário”, evento anual que congrega debates e ações sobre literatura queer no Festival Mix Brasil da Cultura da Diversidade, o maior do gênero na América Latina.
Em busca de mais curiosidades e informações sobre a trajetória de Alexandre Rabelo pelo universo da literatura, o jornalista Manuel da Costa Pinto vai mediar esse encontro que acontece no dia 11 de fevereiro, às 11h, na Biblioteca de São Paulo. Participe!