Segundas Intenções Online traz a poetisa e cordelista cearense Jarid Arraes
19 DE maio DE 2020
A poeta e cordelista cearense Jarid Arraes. Foto: Divulgação.[/caption]Convidada da nova edição do Segundas Intenções Online da Biblioteca de São Paulo, a cearense Jarid Arraes se destaca entre os escritores nordestinos da tradição do cordel e da poesia por imprimir mais urbanidade, mais diversidade e mais contemporaneidade às histórias que conta. O bate-papo com ela, que será transmitido na página da BSP no Facebook (BSPbiblioteca), acontece no dia 1º de junho, das 19h às 20h, e terá a mediação do crítico Manuel da Costa Pinto. Não é necessário fazer inscrição.
Em dezembro de 2019, a Jarid participou de uma das últimas edições presenciais do Segundas Intenções, na Biblioteca Parque Villa-Lobos - veja a íntegra do bate-papo no vídeo abaixo. Na ocasião, ela respondeu ao blog, em matéria que você pode ler clicando aqui, como definia sua literatura:
Natural de Juazeiro do Norte, Jarid aprendeu a ler em casa, antes de ir para a escola. Filha de pai cordelista e mãe professora, desde pequena mergulhou na leitura de poetas como Carlos Drummond de Andrade e Augusto dos Anjos. Mais tarde, quando descobriu os livros de Conceição Evaristo, soube que podia também escrever suas próprias poesias e cordéis.
A bibliografia de Jarid tem o premiado "Redemoinho em dia quente", ganhador do Prêmio APCA de Literatura na categoria contos, e "Heroínas brasileiras em 15 cordéis". Morando em São Paulo desde o finzinho de 2014, ela cuida do Clube de Escrita para Mulheres e é curadora do selo Ferina, da Pólen Livros.
https://youtu.be/LaoR32ZJ_pQ
Notícias
Carnaval 2026: A literatura ganha a avenida
Carolina Maria de Jesus, Conceição Evaristo, Rita Lee e Paulo César Pinheiro são homenageados
Postado em 15 DE fevereiro DE 2026
Nos 25 anos da trilogia O Senhor dos Anéis, uma entrevista com Reinaldo José Lopes, especialista em Tolkien
Tradutor de O Hobbit explica complexidade e riqueza dos livros em relação aos filmes, propõe ordem de leitura da mitologia da Terra Média e dá detalhes das influências de um dos mais importantes escritores do século XX.
Postado em 12 DE fevereiro DE 2026
Dez clássicos contemporâneos da nova literatura da América Latina
Itamar Vieira Junior, Ana Maria Gonçalves, Valeria Luiselli, Monica Ojeda: conheça os autores essenciais que renovam a tradição literária latino-americana.
Postado em 10 DE fevereiro DE 2026
Biblioteca de São Paulo é destaque em reportagem do Sesc SP
Matéria sobre bibliotecas vivas mostra BSP como espaço de leitura, cidadania e convivência
Postado em 03 DE fevereiro DE 2026


