Segundas Intenções: provocações e inquietações de Evandro Affonso Ferreira
04 DE setembro DE 2018

"Até os meus primeiros cinco livros, eu me preocupava com a vida das palavras. Agora, me preocupo com a morte do homem", dizia o escritor Evandro Affonso Ferreira durante o Segundas Intenções realizado, em agosto, na BSP. "Nunca Houve Tanto Fim como Agora", do autor, está na lista de semifinalistas do prêmio Oceanos; os vencedores serão conhecidos em outubro de 2018. Da trajetória do escritor constam "O Mendigo que Sabia de Cor os Adágios de Erasmo de Roterdam" (prêmio Jabuti de Melhor Romance), "Os Piores Dias da Minha Vida", "Minha Mãe se Matou Sem Dizer Adeus" (prêmio APCA de Melhor Romance), "Não Tive Nenhum Prazer em Conhecê-los", "Erefuê" e "Grogotó", entre outros títulos.
Os longos títulos, aliás, formam um capítulo à parte na trajetória desse mineiro de Araxá que, aos 73 anos, decidiu investir em produção independente, com suas plaquetes. Atualmente, Evandro comercializa, nesse formato, "Levaram Tudo Dele, Inclusive Alguns Pressentimentos". Segundo ele, essa forma de produzir da maneira que "bem entender" transformou-se em liberdade que reflete também na vida do escritor, que já foi dono dos importantes sebos Sagarana e Avalovara. Os sebos, aliás, surgiram das bibliotecas que ele foi formando em casa, como conta.
Redator publicitário, Evandro, atualmente, tem realizado oficinas de escrita. Segundo ele, o principal conselho a ser dado para quem quer ser escritor é o de escrever todos os dias. Ele mantém essa rotina e acredita que a grande oficina para o escritor é a vida: o observar e o viver.
Na plateia
Atenta a cada detalhe da vida e trajetória de Evandro, Sara emocionou-se com a leitura de trechos dos livros feita pelo autor. Deficiente visual, a jovem, de 33 anos, vem sempre com a mãe Creuza participar dos Segundas Intenções e surpreendeu-se com o escritor. A pedagoga Irenilda veio do bairro da Penha para conhecer melhor a obra de Evandro e confessa que pouco conhecia sobre o autor. Saiu da atividade pronta para devorar todos os títulos.
Silvana. funcionária pública do Centro Paula Souza, tem vindo ao Segundas sempre que pode e, mesmo ainda sem terminar "Minha Mãe se Matou sem Dizer Adeus", arriscou-se a perguntar sobre a obra. Saiu feliz em conhecer o processo criativo de Evandro, que deu detalhes sobre a criação da história que Silvana tinha nas mãos.
Para ver, na íntegra, como foi o bate-papo com Evandro Affonso Ferreira, mediado por Manuel da Costa Pinto, confira https://www.facebook.com/BSPbiblioteca/videos/1924680624502719/ ou, em nosso canal do Youtube: https://youtu.be/QKmUIr17vL0
É importante lembrar que as edições de Segundas Intenções estão reunidas no canal do Youtube da BSP: https://www.youtube.com/user/SPbiblioteca/videos
Quer saber mais sobre Evandro? Acesse o Instagram do autor, que costuma indicar livros aos seguidores e faz leituras de trechos de suas obras: https://www.instagram.com/evandroaffonsoferreira/
Veja a galeria de imagens.
[gallery size="large" ids="51096,51097,51094,51091,51089,51090,51095,51092,51093,51088,51087,51086,51099,51098"]
Notícias

Vem aí o curso de Construção de Mangás e HQs
Atividade online e gratuita será ministrada por Max Andrade todas às quintas-feiras de agosto.
Postado em 28 DE julho DE 2025.jpg&largura=700&altura=393)
Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo
Confira nossas indicações
Postado em 08 DE abril DE 2025
E o Oscar vai para...
Leia as histórias que chegaram à maior premiação do cinema!
Postado em 05 DE março DE 2025
Exposição Tesouros da Terra - sementes da inovação
Tesouros da Terra, exposição inédita em São Paulo e Brasília, apresenta a inovação, tecnologia e a ciência que estão por trás do desenvolvimento da Agricultura.
Postado em 18 DE fevereiro DE 2025