Setembro Amarelo em destaque!
19 DE setembro DE 2022Para destacar a importância sobre a conscientização acerca da manutenção de nossa saúde mental, a equipe da nossa biblioteca traz dicas de leituras que podem ajudar a enxergar a questão sob diferentes prismas.
Confira a lista a seguir!
Meu coração & outros buracos negros: uma faísca pode mudar tudo, de Jasmine Warga.
Em Meu coração e outros buracos negros,a escritora Jasmine Warga apresenta aos leitores um romance adolescente que aborda de forma transparente o suicídio. A protagonista Aysel enfrenta problemas com a família e os colegas de escola, e, aos 16 anos, planeja acabar com a própria vida, mas quando conhece Roman num site de suicídio, a vida dos dois literalmente vira de cabeça para baixo. Aos poucos, Aysel percebe que seu coração ainda é capaz de bater alegremente e ela precisará lutar por sua vida, a Roman e pelo amor que os une (resumo adaptado da Livraria Cultura).
Por lugares incríveis, de Jennifer Niven.
Violet Markey tinha uma vida perfeita, mas todos os seus planos deixam de fazer sentido quando ela e a irmã sofrem um acidente de carro e apenas Violet sobrevive. Sentindo-se culpada, ela se afasta de todos e tenta descobrir como seguir em frente. Theodore Finch é o esquisito da escola, perseguido pelos valentões e obrigado a lidar com longos períodos de depressão, o pai violento e a apatia do resto da família. Enquanto Violet conta os dias para o fim das aulas, quando poderá ir embora da cidadezinha onde mora, Finch pesquisa diferentes métodos de suicídio e imagina se conseguiria levar algum deles adiante. Em uma dessas tentativas, ele vai parar no alto da torre da escola e, para sua surpresa, encontra Violet, também prestes a pular. Um ajuda o outro a sair dali, e essa dupla improvável se une para fazer um trabalho de geografia - visitar os lugares incríveis do estado onde moram. Nessas andanças, Finch encontra em Violet alguém com quem finalmente pode ser ele mesmo, e a garota para de contar os dias e passa a vivê-los (resumo da Livraria Cultura).
Viver é a melhor opção, de André Trigueiro.
O autor traz dados sobre a prevenção e a incidência de suicídio no Brasil e no mundo, baseando-se em relatórios da OMS, Ministério da Saúde e entrevistas com especialistas. Mostra que o suicídio é um problema de saúde pública que pode ser prevenido com informação e debates que precisam ajudar a vencer esse verdadeiro tabu. Ele acrescenta informações sobre o que o espiritismo tem a dizer sobre o tema, com afirmativas como: "a vida não acaba com a morte do corpo físico. No suicídio, ao contrário, o sofrimento apenas se prolonga, porque a maior decepção do suicida é descobrir-se "vivo" (resumo da Livraria Saraiva).
Para realizar o empréstimo dessas e de outras obras basta ser sócio da BSP, é grátis!
Ainda não tem sua carteirinha? Clique aqui.
Precisa ou conhece alguém que precisa de ajuda? Acesse o site do Centro de Valorização da Vida ou ligue 188.