Simultânea de xadrez com Mequinho faz a festa de jogadores
30 DE janeiro DE 2020
Foto: Equipe SP Leituras.[/caption]Quem esteve na BSP em 25 de janeiro presenciou um momento cheio de significado para quem ama xadrez: uma partida simultânea com Mequinho. O evento, realizado no dia do aniversário de São Paulo, marcou definitivamente a vida de Pedro Henrique, que foi quem mais resistiu no jogo contra o campeão. Compenetrado o tempo todo, Pedro Henrique foi observando, um a um, os competidores levantando das mesas, com as partidas sendo encerradas por Henrique Mecking. Quase sem acreditar no tempo passando, foi ele que mais "trabalho" deu ao enxadrista, movendo suas peças com todo o cuidado e avaliando todos os riscos das jogadas, até o final.
Pedro Henrique, que acompanha Mequinho nas redes sociais e nunca tinha encontrado o ídolo, fez a inscrição como suplente no próprio dia 25, na torcida para conseguir sua mesa. "Quando soube que realmente que iria jogar, fiquei entusiasmado, com muita emoção. Ao ver o Mequinho, logo o cumprimentei e pensei: mano, estou apertando a mão do meu ídolo no esporte! E nos momentos anteriores ao jogo, só pensava: será que irei durar 10 lances? E seguiu o jogo... Joguei de peças pretas uma variante da defesa Holandesa na qual fiquei seguro e resisti bem. Por um momento achei que iria empatar, mas o mestre foi muito preciso nos seus movimentos e ganhou no fim das contas", descreve ele.
Confira, a seguir, a galeria de imagens da atividade, que foi iniciada com as instruções dadas por Adriano Caldeira, autor de um dos livros sobre Mequinho, e com o próprio campeão falando sobre sua conversão à religião e sua devoção também ao esporte:
[gallery size="large" columns="2" ids="58554,58555,58556,58557,58559,58560,58561,58562,58563,58564,58558,58565"]
Notícias
Carnaval 2026: A literatura ganha a avenida
Carolina Maria de Jesus, Conceição Evaristo, Rita Lee e Paulo César Pinheiro são homenageados
Postado em 15 DE fevereiro DE 2026
Nos 25 anos da trilogia O Senhor dos Anéis, uma entrevista com Reinaldo José Lopes, especialista em Tolkien
Tradutor de O Hobbit explica complexidade e riqueza dos livros em relação aos filmes, propõe ordem de leitura da mitologia da Terra Média e dá detalhes das influências de um dos mais importantes escritores do século XX.
Postado em 12 DE fevereiro DE 2026
Dez clássicos contemporâneos da nova literatura da América Latina
Itamar Vieira Junior, Ana Maria Gonçalves, Valeria Luiselli, Monica Ojeda: conheça os autores essenciais que renovam a tradição literária latino-americana.
Postado em 10 DE fevereiro DE 2026
Biblioteca de São Paulo é destaque em reportagem do Sesc SP
Matéria sobre bibliotecas vivas mostra BSP como espaço de leitura, cidadania e convivência
Postado em 03 DE fevereiro DE 2026


