Sinta-se desafiado: as aulas de xadrez online vão começar!
11 DE junho DE 2020

Agora temos oficinas de xadrez online. Isso mesmo! Para participar, não é necessário fazer inscrição e a as atividades serão transmitidas no nosso espaço no Facebook - e também no da Biblioteca Parque Villa-Lobos, de 23 até 27 de junho. Na BSP, a iniciativa é para jogadores com conhecimentos intermediários ou avançados e na BVL para iniciantes ou de nível intermediário. Confira a programação, que será comandada pelo MF (Mestre Fidei) Adriano Caldeira e venha jogar com a gente!
Biblioteca de São Paulo (Facebook: BSPbiblioteca)
Indicado para jogadores intermediários ou com rating entre 1600 e 1900.
23 de junho (terça-feira), das 11h às 12h - Controle do centro.
24 de junho (quarta-feira), das 11h às 12h - Valor comparativo do bispo e do cavalo.
25 de junho (quinta-feira), das 11h às 12h - Colunas abertas - Criação e aproveitamento.
26 de junho (sexta-feira), das 11h às 12h - Sétima e oitava fileiras.
27 de junho (sábado), das 11h às 12h - Estrutura de peões*.
Biblioteca Parque Villa-Lobos (Facebook: BVLbiblioteca)
Indicado para jogadores iniciantes ou com rating entre 0 e 1400.
23 de junho (terça-feira), das 16h às 17h - As leis do xadrez (regras) e o objetivo do jogo - xeque-mate e casos de empate.
24 de junho (quarta-feira), das 16h às 17h - Exercícios de mate em 1 e exercícios com mates na oitava fileira.
25 de junho (quinta-feira), das 16h às 17h - Os mates elementares - torre e rei contra rei os mates elementares - dama e rei contra rei.
26 de junho (sexta-feira), das 16h às 17h - Os mates elementares - mate de rei e dois bispos contra rei e os mates de rei, bispo e cavalo conta rei.
27 de junho (sábado), das 16h às 17h - Estratégia geral das aberturas - jogadores iniciantes e jogadores intermediários ou com rating entre 1300 e 1700**.
*Com MF Adriano Caldeira e MN Alessandro Rodrigues da Silva
**Com MF Adriano Caldeira e Natália Liziane Vicenzi
Saiba mais sobre Adriano Caldeira
O mineiro Adriano Caldeira começou a jogar xadrez aos 11 anos de idade depois de ter aprendido com seu primo Marco Túlio. Aos 13 anos, venceu o Campeonato Brasileiro Infantil Sub 14 e representou o Brasil na IV Copa Mundial Infantil de Xadrez em Lomaz de Zamora, na Grande Buenos Aires, Argentina. Ele começou a Faculdade de Engenharia Elétrica na PUC Minas, mas, em 1992, aceitou uma proposta da Prefeitura Municipal de Bebedouro (SP) para trabalhar com xadrez e nunca mais parou na atividade. Passou, então, a se dedicar ao xadrez, tendo vencido - em cinco ocasiões - o Aberto do Brasil, evento equivalente à Copa do Brasil no futebol. Se tornou MF (Mestre Fidei), da Federação Mundial de Xadrez. Adriano escreveu dois livros ("Para aprender e ensinar xadrez na escola" e "Mequinho – O xadrez de um grande mestre"), foi técnico da Delegação Brasileira de Menores e, atualmente, trabalha em clube de São Paulo como professor de xadrez, além de administrar a plataforma de aulas online clubefox.com. Confira algumas de suas premiações:
Campeão Brasileiro Sub 14 – São Paulo – 1984.
4º/6º - IV Copa Mundial Infantil de Xadrez – 1984.
Vice-campeão brasileiro sub 26 – Belo Horizonte – 1988.
Campeão Mineiro Absoluto – 1995 – 1997 – 1999.
Campeão Brasileiro Interclubes – Belo Horizonte – 1995.
Campeão Brasileiro Interclubes – Rio de Janeiro – 1997.
Campeão do Aberto do Brasil – Brasília – 1996; Jundiaí - 1998; Jundiaí – 2000; Ilha Solteira 2002.
Campeão dos Jogos Abertos do Interior de São Paulo – 2001 e 2010.
Campeão da Semifinal do Campeonato Brasileiro Absoluto – Parati – 2001.
Campeão da Semifinal do Campeonato Brasileiro Absoluto – Vitória – 2004.
Importante lembrar que as bibliotecas continuam com atividades presenciais suspensas.
Notícias
Carnaval 2026: A literatura ganha a avenida
Carolina Maria de Jesus, Conceição Evaristo, Rita Lee e Paulo César Pinheiro são homenageados
Postado em 15 DE fevereiro DE 2026
Nos 25 anos da trilogia O Senhor dos Anéis, uma entrevista com Reinaldo José Lopes, especialista em Tolkien
Tradutor de O Hobbit explica complexidade e riqueza dos livros em relação aos filmes, propõe ordem de leitura da mitologia da Terra Média e dá detalhes das influências de um dos mais importantes escritores do século XX.
Postado em 12 DE fevereiro DE 2026
Dez clássicos contemporâneos da nova literatura da América Latina
Itamar Vieira Junior, Ana Maria Gonçalves, Valeria Luiselli, Monica Ojeda: conheça os autores essenciais que renovam a tradição literária latino-americana.
Postado em 10 DE fevereiro DE 2026
Biblioteca de São Paulo é destaque em reportagem do Sesc SP
Matéria sobre bibliotecas vivas mostra BSP como espaço de leitura, cidadania e convivência
Postado em 03 DE fevereiro DE 2026


