SP Leituras conquista Selo de Direitos Humanos e Diversidade
06 DE dezembro DE 2023A SP Leituras recebeu ontem, 5 de dezembro, em cerimônia no teatro Paulo Autran, o Selo de Direitos Humanos e Diversidade, na categoria Pessoas em Situação de Rua, uma iniciativa promovida anualmente pela Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo (SMDH-SP). Com o tema Caminhos abertos, a 6ª edição da premiação reconheceu o programa Acolhimento, realizado na Biblioteca de São Paulo (BSP), que oferece orientações aos associados em situação de vulnerabilidade.
Desde maio de 2015 até novembro de 2023 foram realizadas 278 sessões de acolhimento com a participação de 2.747 pessoas. “Durante os encontros são abordados temas do cotidiano, como família, direitos e deveres e questões sensíveis, como racismo e discriminação em geral”, conta a superintendente de Biblioteca Sueli Regina Marcondes Motta. Para que os participantes se sintam à vontade para dialogar, o serviço social da biblioteca promove dinâmicas que abordam a literatura e dialogam com o tema escolhido. Mesmo durante a pandemia do Covid-19, quando a biblioteca permaneceu fechada, foram realizados acolhimentos virtuais em parceria com um centro próximo à BSP.
O Selo
O programa Selo de Direitos Humanos e Diversidade surgiu da constatação de que a inserção no mercado de trabalho é fundamental para a promoção da igualdade em direitos, permitindo que as pessoas vivam com dignidade e respeito e construam sua noção de cidadania. A partir disto, a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania buscou integrar esse debate reconhecendo as boas práticas de diversidade e inclusão em organizações públicas, privadas e do terceiro setor. O Selo com um ano de validade está dividido em 12 categorias: infância e adolescência, igualdade racial, pessoas imigrantes, juventude, LGBTI, mulheres, pessoas com deficiência, pessoas em situação de rua, pessoas idosas, pessoas privadas de liberdade e egressas, povos indígenas e transversalidades.