Um livro de cada país em um ano
21 DE fevereiro DE 2017

Em 2011, a escritora e editora britânica Ann Morgan percebeu que os livros de sua estante eram todos do Reino Unido ou dos Estados Unidos. Ela então tomou uma decisão: ler um livro de um dos países reconhecidos pela Organização das Nações Unidas, mais Taiwan– um total de 196 volumes em um só ano.
No mês de outubro daquele ano, Ann criou o blog A Year of Reading the World (Um ano de leitura mundial, em tradução livre) e nele fez uma postagem pedindo para que pessoas do mundo inteiro mandassem recomendações de leituras de seus respectivos países. Não só ela recebeu várias dicas do que deveria ler, como ganhou de presente livros enviados por leitores de diversas partes do planeta.
Em alguns casos, internautas de diferentes lugares se uniram para traduzir livros de autores que não tinham trabalhos traduzidos para o inglês. A experiência foi incrível e transformadora – confira a apresentação de Ann no TED sobre o assunto.
A pedido do jornal The Guardian, ela selecionou algumas das principais leituras para quem tiver interesse em conhecer a literatura mundial. Confira os títulos (e veja a lista completa dos livros que ela leu aqui):
Angola - Nosso Musseque, de José Luandino Vieira: "Esse romance vívido e singular foi publicado mais de 40 anos depois que o autor o escreveu na prisão. Prostitutas, comerciantes, crianças e alcoólatras colidem, lidando com situações de conflito com a aproximação da guerra civil, que mudará suas vidas de vez. Engraçado, chocante e emocionante, faz você se sentir nostálgico por um lugar onde nunca esteve."
África do Sul - African Delights, de Siphiwo Mahala: "Movendo-se entre os municípios pobres e os distritos ricos da África do Sul, essa irreverente e corajosa coleção de história capta as complexidades, contradições e tensões do país no fim do século 20. Os contrastes nítidos no local reforçam as injustiças que ocorrem na sociedade, enquanto o humor e a audácia de vários dos personagens que têm menos condições fazem com que a crueldade dos insultos com os quais têm que viver sejam ainda mais reveladores."
Paquistão - The Wandering Falcon, de Jamil Ahmad: "Algumas das descrições podem ser tão impressionantes quanto as paisagens que elas representam, e o autor paquistanês Jamil Ahmad certamente se encaixa nessa categoria. Conforme o romance segue seu protagonista nômade, Tor Baz, as incríveis paisagens das fronteiras do Paquistão, Irã e Afeganistão revelam sua dura beleza."
Peru - Lituma nos Andes, Mario Vargas Llosa: "Essa é uma história arrepiante de assassinato, terrorismo e vingança nas montanhas escrita pelo vencedor do Nobel Mario Vargas Llosa. Uma vez bonita e ameaçadora, sua paisagens é tão imprevisível quanto os foras-da-lei que a circulam, contagiando a imaginação de Lituma e seu oficial. Perturbador e memorável."
Fonte: Galileu
Notícias
.jpg&largura=700&altura=393)
Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo
Confira nossas indicações
Postado em 08 DE abril DE 2025
E o Oscar vai para...
Leia as histórias que chegaram à maior premiação do cinema!
Postado em 05 DE março DE 2025
Exposição Tesouros da Terra - sementes da inovação
Tesouros da Terra, exposição inédita em São Paulo e Brasília, apresenta a inovação, tecnologia e a ciência que estão por trás do desenvolvimento da Agricultura.
Postado em 18 DE fevereiro DE 2025
Vale a pena ler de novo!
(Re)descubra histórias incríveis!
Postado em 05 DE fevereiro DE 2025