Veja como foi o Segundas Intenções com Ana Maria Gonçalves
19 DE novembro DE 2020
Ainda sim, o novo trabalho mantém a temática negra, as discussões sobre preconceito, escravidão e apagamento da memória. O cenário é futurista, mas os "ismos" que discutimos e repensamos atualmente seguem extremamente presentes nas páginas deste novo livro, ainda sem data de publicação, como salienta a escritora.
Identidade negra, busca pelas origens e a necessidade de adquirir informações que não as contadas por pessoas e governos brancos, também foram assuntos muito presentes no encontro. "A consciência de si, da cor e da pele vêm, para muitos negros, por meio do racismo", reflete a autora. Ana Maria Gonçalves também compartilhou um pouco do processo para chegar ao livro "Um defeito de cor". Foram cinco anos e 19 versões até a publicação.
A escritora compartilhou que a mãe e a irmã são as suas principais leitoras em tudo o que faz. E que foi com a mãe que ela aprendeu a ler e a gostar de ler.
Vale a pena embarcar nesse bate-papo e ficar de olho nos próximos encontros do programa Segundas Intenções. Anota aí:
Notícias
Carnaval 2026: A literatura ganha a avenida
Carolina Maria de Jesus, Conceição Evaristo, Rita Lee e Paulo César Pinheiro são homenageados
Postado em 15 DE fevereiro DE 2026
Nos 25 anos da trilogia O Senhor dos Anéis, uma entrevista com Reinaldo José Lopes, especialista em Tolkien
Tradutor de O Hobbit explica complexidade e riqueza dos livros em relação aos filmes, propõe ordem de leitura da mitologia da Terra Média e dá detalhes das influências de um dos mais importantes escritores do século XX.
Postado em 12 DE fevereiro DE 2026
Dez clássicos contemporâneos da nova literatura da América Latina
Itamar Vieira Junior, Ana Maria Gonçalves, Valeria Luiselli, Monica Ojeda: conheça os autores essenciais que renovam a tradição literária latino-americana.
Postado em 10 DE fevereiro DE 2026
Biblioteca de São Paulo é destaque em reportagem do Sesc SP
Matéria sobre bibliotecas vivas mostra BSP como espaço de leitura, cidadania e convivência
Postado em 03 DE fevereiro DE 2026


