Vencedora do prêmio Jabuti, Cida Pedrosa é a convidada do programa Segundas Intenções
28 DE janeiro DE 2022
Crédito: Roberto Jaffier Ler os poemas de Cida Pedrosa é adentrar em sua trajetória de vida. Seus versos carregados de sua herança cultual revelam quem a autora realmente é: mulher nordestina, advogada, comunista, com uma longa luta em defesa dos direitos humanos, das minorias e do meio ambiente. O ano de 2020 foi marcante em sua carreira: recebeu o prêmio Jabuti nas categorias Poesia e Livro do Ano, com o Solo para Vialejo, e foi eleita vereadora, em Recife, pelo PCdoB.
O título do livro já entrega a musicalidade dos poemas que falam sobre negros, índios, seus pais e suas memórias de vida. A obra chama a atenção pelas repetições, sugerindo a urgência e desespero da voz poética em ser compreendida, especialmente quando lida em voz alta.
Nascida em Bodocó, sertão pernambucano, Cida Pedrosa é autora de 10 livros, entre eles Estesia, As Filhas Lilith, Miúdos, Gume, Cântaro e Gris. Esse último, disponível na biblioteca digital da BSP. Atualmente, trabalha na produção de três obras de estilos diferentes: prosa poética, poesia erótica e contos. Também pretende lançar a segunda edição de Claranã, atualmente fora de catálogo.
O bate-papo on-line com a poetisa acontece no dia 7 de fevereiro, às 20h, e será mediado pelo jornalista e escritor Manuel da Costa Pinto, com transmissão ao vivo pelo canal do YouTube da BSP. Não é necessário fazer inscrição.
Notícias
Carnaval 2026: A literatura ganha a avenida
Carolina Maria de Jesus, Conceição Evaristo, Rita Lee e Paulo César Pinheiro são homenageados
Postado em 15 DE fevereiro DE 2026
Nos 25 anos da trilogia O Senhor dos Anéis, uma entrevista com Reinaldo José Lopes, especialista em Tolkien
Tradutor de O Hobbit explica complexidade e riqueza dos livros em relação aos filmes, propõe ordem de leitura da mitologia da Terra Média e dá detalhes das influências de um dos mais importantes escritores do século XX.
Postado em 12 DE fevereiro DE 2026
Dez clássicos contemporâneos da nova literatura da América Latina
Itamar Vieira Junior, Ana Maria Gonçalves, Valeria Luiselli, Monica Ojeda: conheça os autores essenciais que renovam a tradição literária latino-americana.
Postado em 10 DE fevereiro DE 2026
Biblioteca de São Paulo é destaque em reportagem do Sesc SP
Matéria sobre bibliotecas vivas mostra BSP como espaço de leitura, cidadania e convivência
Postado em 03 DE fevereiro DE 2026


