Venha aproveitar o fim de semana do feriado na BSP
30 DE outubro DE 2019
Grupo Tricotando Palavras. Foto: Thiago Capella.[/caption]A BSP funcionará normalmente no feriado de 2 de novembro, sábado, das 9h30 às 18h30, com atividades gratuitas para toda a família. Entre os destaques dos próximos dias, vale destacar o Domingo no Parque na BSP, marcado para 3 de novembro, das 11h às 16h30 com sessões do programa Lê no Ninho (das 11h às 11h45) e contações de histórias, além de espaço para leitura, com o Grupo Tricotando Palavras, das 12h às 16h.
Confira a programação (sujeita a alterações) para o fim de semana:
2 de novembro (sábado)
11h às 11h45 - Lê no Ninho - Atividade de estímulo e iniciação à leitura para crianças entre 6 meses e 4 anos, realizada com livros lúdicos, contação de histórias e músicas. Com equipe BSP. Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada.
11h às 13h - Jogos para Todos - Oficina de xadrez: Os participantes aprendem as regras, os movimentos das peças e algumas táticas do xadrez, além de disputar partidas. Pessoas com deficiência visual dispõem de tabuleiros adaptados. Com a FOX (Formação e Orientação de Xadrez). Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada.
14h às 16h - Mostra A Força do Documentário Brasileiro - Dentro do Ciclo Direitos e Cidadania, a BSP exibe “O prisioneiro da grade de ferro” (direção: Paulo Sacramento, 2004, duração: 123 min, classificação indicativa: 14 anos). Ação em parceria com a Sociedade Amigos da Cinemateca. Apoio: Cinemateca Brasileira e Programadora Brasil. Não é necessário inscrição.
16h às 17h - Hora do Conto – “Os três astronautas”, de Umberto Eco e Eugenio Carmi. Com Paulo Federal. Não é necessário fazer inscrição.
16h30 às 17h45 - Mostra A Força do Documentário Brasileiro - Dentro do Ciclo Direitos e Cidadania, a BSP exibe “Rap do Pequeno Príncipe contra as Almas Sebosas” (direção: Marcelo Luna e Paulo Caldas, 2000, duração: 75 min, classificação indicativa: 14 anos). Ação em parceria com a Sociedade Amigos da Cinemateca. Apoio: Cinemateca Brasileira e Programadora Brasil. Não é necessário fazer inscrição.
3 de novembro (domingo)
11h às 16h - Domingo no Parque - Um pouquinho do que acontece dentro da BSP levado para o lado de fora, à sombra das árvores do Parque da Juventude.
das 11h às 11h45 – Sessões do programa Lê no Ninho, com equipe BSP.
das 12h às 16h – Espaço de leitura para toda a família com sessões de contação de histórias. Em caso de chuva, a atividade será realizada dentro da Biblioteca. Com o Grupo Tricotando Palavras. Não é necessário fazer inscrição.
14h às 15h20 - Mostra - A Força do Documentário Brasileiro - Dentro do Ciclo Direitos e Cidadania, a BSP exibe “O cárcere e a rua” (direção: Liliana Sulzbach, 2004, duração: 80 min, classificação indicativa: 14 anos). Ação em parceria com a Sociedade Amigos da Cinemateca. Apoio: Cinemateca Brasileira e Programadora Brasil. Não é necessário fazer inscrição.
15h30 às 17h15 - Mostra A Força do Documentário Brasileiro - Dentro do Ciclo Direitos e Cidadania, a BSP exibe “Justiça” (direção: Maria Augusta Ramos, 2004, duração: 106 min, classificação indicativa: 14 anos). Ação em parceria com a Sociedade Amigos da Cinemateca. Apoio: Cinemateca Brasileira e Programadora Brasil. Não é necessário fazer inscrição.
16h às 17h - Hora do Conto – “Darya”, organizado por Fernando Alves. Com interpretação em Libras. Com a Cia. Três Lunas. Não é necessário fazer inscrição.
Notícias
Carnaval 2026: A literatura ganha a avenida
Carolina Maria de Jesus, Conceição Evaristo, Rita Lee e Paulo César Pinheiro são homenageados
Postado em 15 DE fevereiro DE 2026
Nos 25 anos da trilogia O Senhor dos Anéis, uma entrevista com Reinaldo José Lopes, especialista em Tolkien
Tradutor de O Hobbit explica complexidade e riqueza dos livros em relação aos filmes, propõe ordem de leitura da mitologia da Terra Média e dá detalhes das influências de um dos mais importantes escritores do século XX.
Postado em 12 DE fevereiro DE 2026
Dez clássicos contemporâneos da nova literatura da América Latina
Itamar Vieira Junior, Ana Maria Gonçalves, Valeria Luiselli, Monica Ojeda: conheça os autores essenciais que renovam a tradição literária latino-americana.
Postado em 10 DE fevereiro DE 2026
Biblioteca de São Paulo é destaque em reportagem do Sesc SP
Matéria sobre bibliotecas vivas mostra BSP como espaço de leitura, cidadania e convivência
Postado em 03 DE fevereiro DE 2026


