Venha aproveitar os feriados na sua biblioteca!
13 DE novembro DE 2019
Trupe Pitirilo. Foto: Daniela Faluchi.[/caption]A Biblioteca de São Paulo (BSP) funcioná normalmente nos feriados de 15 e 20 de novembro, com muitas opções de lazer e conhecimento para toda a família. E com variadas atividades em referência ao Dia da Consciência Negra, distribuídas durante o mês. Aproveite os próximos dias na sua biblioteca.
Na BSP, o Domingo no Parque é opção para toda a família no dia 17 de novembro, com as sessões de Lê no Ninho (11h às 11h45) com a equipe da biblioteca e contação de histórias com a Trupe Pitirilo (12h às 16h). Outro destaque é o Clube de Leitura marcado para o dia 21 de novembro, quinta-feira, às 15h, e que debaterá o livro “A cinco passos de você”.
Já o Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, conta com uma série de oportunidades na BSP para refletir de diferentes formas sobre o tema. Entre elas, haverá Roda de Conversa no dia 20, das 14h30 às 15h40 com a escritora Alcidéia Miguel e mediação de Cosme Nascimento, além de contação de histórias às 16h, em realização da Faculdade Zumbi dos Palmares.
15 de novembro (sexta-feira)
14h às 15h30 - Mostra A Força do Documentário Brasileiro - Dentro do Ciclo Subjetividades e Narrativas, a BSP exibe “Pro dia nascer feliz” (direção: João Jardim, 2005, duração: 88 min, classificação indicativa: 10 anos). Ação em parceria com a Sociedade Amigos da Cinemateca. Apoio: Cinemateca Brasileira e Programadora Brasil. Não é necessário fazer inscrição.
16h às 17h - Mostra A Força do Documentário Brasileiro - Dentro do Ciclo Subjetividades e Narrativas, a BSP exibe “Janela da alma” (direção: João Jardim e Walter Carvalho, 2001, duração: 65 min, classificação indicativa: 10 anos). Ação em parceria com a Sociedade Amigos da Cinemateca. Apoio: Cinemateca Brasileira e Programadora Brasil. Não é necessário fazer inscrição.
16h30 às 17h - Leitura ao Pé do Ouvido – “Quarto de despejo - Diário de uma favelada”, de Carolina Maria de Jesus. Com Equipe BSP. Não é necessário fazer inscrição. Em referência ao Dia da Consciência Negra.
16 de novembro (sábado)
10h às 11h30 - Compartilhando Saberes: Yoga - Em ambiente aconchegante e inspirador você poderá desfrutar desta prática milenar, que promove o bem-estar e a melhora da qualidade de vida. Com Amanda Velloso. Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada.
11h às 11h45 - Lê no Ninho - Atividade de estímulo e iniciação à leitura para crianças entre 6 meses e 4 anos, realizada com livros lúdicos, contação de histórias e músicas. Com equipe BSP. Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada.
11h às 13h - Jogos para Todos - Oficina de xadrez - Os participantes aprendem as regras, os movimentos das peças e algumas táticas do xadrez, além de disputar partidas. Pessoas com deficiência visual dispõem de tabuleiros adaptados. Com a FOX (Formação e Orientação de Xadrez). Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada.
14h às 15h15 - Mostra A Força do Documentário Brasileiro - Dentro do Ciclo Subjetividades e Narrativas, a BSP exibe “33” (direção: Kiko Goiffman, 2003, duração: 75 min, classificação indicativa: 14 anos). Ação em parceria com a Sociedade Amigos da Cinemateca. Apoio: Cinemateca Brasileira e Programadora Brasil. Não é necessário fazer inscrição.
15h30 às 17h20 - Mostra A Força do Documentário Brasileiro - Dentro do Ciclo Subjetividades e Narrativas, a BSP exibe “Edifício Master” (direção: Eduardo Coutinho, 2002, duração: 110 min, classificação indicativa: 12 anos). Ação em parceria com a Sociedade Amigos da Cinemateca. Apoio: Cinemateca Brasileira e Programadora Brasil. Não é necessário fazer inscrição.
16h às 17h - Hora do Conto – “Os músicos de Bremen”, recontado por Naomi Adler. Com a Cia. Duo Encantando. Não é necessário fazer inscrição.
17 de novembro (domingo)
11h às 16h - Domingo no Parque - Um pouquinho do que acontece dentro da BSP levado para o lado de fora, à sombra das árvores do Parque da Juventude.
das 11h às 11h45 – Sessões do programa Lê no Ninho, com equipe BSP.
das 12h às 16h – Espaço de leitura para toda a família com sessões de contação de histórias. Em caso de chuva, a atividade será realizada dentro da biblioteca. Com a Trupe Pitirilo. Não é necessário fazer inscrição.
14h às 15h05 - Mostra A Força do Documentário Brasileiro - Dentro do Ciclo Subjetividades e Narrativas, a BSP exibe “Janela da alma” (direção: João Jardim e Walter Carvalho, 2001, duração: 65 min, classificação indicativa: 10 anos). Ação em parceria com a Sociedade Amigos da Cinemateca. Apoio: Cinemateca Brasileira e Programadora Brasil. Não é necessário fazer inscrição.
16h às 17h - Hora do Conto – “Zum Zum Zumbiiiiiiii - História de Zumbi dos Palmares para crianças”, de Sônia Rosa. Com Willian Gama. Não é necessário fazer inscrição. Em referência ao Dia da Consciência Negra.
16h às 17h30 - Mostra A Força do Documentário Brasileiro - Dentro do Ciclo Subjetividades e Narrativas, a BSP exibe “Pro dia nascer feliz” (direção: João Jardim, 2005, duração: 88 min, classificação indicativa: 10 anos). Ação em parceria com a Sociedade Amigos da Cinemateca. Apoio: Cinemateca Brasileira e Programadora Brasil. Não é necessário fazer inscrição.
19 de novembro (terça-feira)
14h às 16h30 - Pontos MIS - Para celebrar o Dia da Consciência Negra, a BSP exibe o filme “Besouro” (direção: João Daniel Tikhomiroff, Brasil, 2009, duração: 94 min, classificação indicativa: 14 anos). Em parceria com o Museu da Imagem e do Som (MIS). Não é necessário fazer inscrição. Em referência ao Dia da Consciência Negra.
15h às 16h - Jogos Sensoriais - Divertida experiência lúdica que estimula as habilidades sensoriais e a memória, com jogos e brincadeiras para pessoas com e sem deficiência. Com equipe BSP. A partir de 11 anos. Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada.
16h às 17h - Compartilhando Saberes: Plantão de Dúvidas de Matemática - Está com dúvidas em algum conteúdo de Matemática? Na BSP você encontra espaço para solucioná-las. Com o professor George Humberto Bezerra. Para estudantes do Ensino Fundamental 2 e Ensino Médio. Inscrições no balcão de atendimento da BSP.
20 de novembro (quarta-feira)
11h às 12h20 - Mostra A Força do Documentário Brasileiro - Dentro do Ciclo Brasilidades, a BSP exibe curtas-metragens com a temática da cultura e arte popular. A partir de 12 anos. Ação em parceria com a Sociedade Amigos da Cinemateca. Apoio: Cinemateca Brasileira e Programadora Brasil. Não é necessário fazer inscrição.
14h às 15h55 - Mostra A Força do Documentário Brasileiro - Dentro do Ciclo Brasilidades, a BSP exibe curtas-metragens com a temática do samba. A partir de 12 anos. Ação em parceria com a Sociedade Amigos da Cinemateca. Apoio: Cinemateca Brasileira e Programadora Brasil. Não é necessário fazer inscrição.
14h30 às 15h30 - A BSP propõe a roda de conversa “Sampa em contos e crônicas negras” com a escritora Alcidéa Miguel e mediação de Cosme Nascimento. Realização: Faculdade Zumbi dos Palmares. Vagas preenchidas por ordem de chegada. Em referência ao Dia da Consciência Negra.
16h às 17h - Hora do Conto – “Eu também chorei na escola”, de Alcidéa Miguel. Com Alcidéa Miguel. Não é necessário fazer inscrição. Em referência ao Dia da Consciência Negra.
16h às 17h25 - Mostra A Força do Documentário Brasileiro - Dentro do Ciclo Brasilidades, a BSP exibe “Cartola – música para os olhos” (direção: Lírio Ferreira e Hilton Lacerda, 2007, duração: 84 min, classificação indicativa: 12 anos). Ação em parceria com a Sociedade Amigos da Cinemateca. Apoio: Cinemateca Brasileira e Programadora Brasil. Não é necessário fazer inscrição.
21 de novembro (quinta-feira)
12h30 às 13h30 – Luau - Espaço para que o pessoal se reúna para discutir temas relacionados à música, poesia, atualidades e ainda fazer um som. Com equipe BSP. A partir de 13 anos. Não é necessário fazer inscrição.
14h às 15h25 - Mostra A Força do Documentário Brasileiro - Dentro do Ciclo Brasilidades, a BSP exibe curtas-metragens com temática indígena. A partir de 12 anos. Ação em parceria com a Sociedade Amigos da Cinemateca. Apoio: Cinemateca Brasileira e Programadora Brasil. Não é necessário fazer inscrição.
15h às 16h - Pintando o 7 - Confecção de chaveiros. Com equipe BSP. Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada.
15h às 17h - Clube de Leitura – “A cinco passos de você”, de Rachael Lippincott, Mikki Daughtry e Tobias Iaconis. Com Equipe BSP. Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada.
15h30 às 16h50 - Mostra A Força do Documentário Brasileiro - Dentro do Ciclo Brasilidades, a BSP exibe curtas-metragens com a temática da religiosidade e cultura popular.
A partir de 12 anos. Ação em parceria com a Sociedade Amigos da Cinemateca. Apoio: Cinemateca Brasileira e Programadora Brasil. Não é necessário fazer inscrição.
22 de novembro (sexta-feira)
14h às 15h20 - Mostra A Força do Documentário Brasileiro - Dentro do Ciclo Brasilidades, a BSP exibe curtas-metragens com a temática da cultura e arte popular. A partir de 12 anos. Ação em parceria com a Sociedade Amigos da Cinemateca. Apoio: Cinemateca Brasileira e Programadora Brasil. Não é necessário fazer inscrição.
15h às 15h30 - Hora do Conto – “O Brasil que veio da África”, de Arlene Holanda. Com Equipe BSP. Não é necessário fazer inscrição. Em referência ao Dia da Consciência Negra.
16h30 às 17h - Leitura ao Pé do Ouvido - Aquecimento para o programa Segundas Intenções: “Quero colo!”, de Fernando Vilela e Stela Barbieri. Com Equipe BSP. Não é necessário fazer inscrição.
Notícias
Carnaval 2026: A literatura ganha a avenida
Carolina Maria de Jesus, Conceição Evaristo, Rita Lee e Paulo César Pinheiro são homenageados
Postado em 15 DE fevereiro DE 2026
Nos 25 anos da trilogia O Senhor dos Anéis, uma entrevista com Reinaldo José Lopes, especialista em Tolkien
Tradutor de O Hobbit explica complexidade e riqueza dos livros em relação aos filmes, propõe ordem de leitura da mitologia da Terra Média e dá detalhes das influências de um dos mais importantes escritores do século XX.
Postado em 12 DE fevereiro DE 2026
Dez clássicos contemporâneos da nova literatura da América Latina
Itamar Vieira Junior, Ana Maria Gonçalves, Valeria Luiselli, Monica Ojeda: conheça os autores essenciais que renovam a tradição literária latino-americana.
Postado em 10 DE fevereiro DE 2026
Biblioteca de São Paulo é destaque em reportagem do Sesc SP
Matéria sobre bibliotecas vivas mostra BSP como espaço de leitura, cidadania e convivência
Postado em 03 DE fevereiro DE 2026


