Venha conversar com a escritora e ilustradora Lúcia Hiratsuka
31 DE março DE 2022
Crédito: Acervo pessoal Abrir um livro infantil é entrar em um universo de cores, fantasia e conhecimento. Um mundo muito familiar para a artista plástica, escritora e ilustradora Lúcia Hiratsuka. Nascida em Duartina, pequena cidade no interior de São Paulo, Lúcia passou a infância no sítio Asahi, onde a família tinha uma criação de bicho-da-seda. Sem luz elétrica, sua diversão preferida era ler os livros em japonês que o pai trazia mensalmente da cidade. As imagens dos ehons (livros somente de ilustrações) despertaram seu interesse para o desenho ainda criança.
O caminho natural foi seguir para São Paulo para estudar na Faculdade de Belas Artes, na década de 1980. Seu ingresso na profissão foi feito de forma gradual e bem planejada. Após conhecer o trabalho de Eva Furnari, Lúcia percebeu que esse poderia um ser um bom campo de trabalho. Sem portfólio para mostrar nas editoras, criou o próprio livro com texto e imagens. A tática deu resultados, mas a ilustradora ainda não se achava pronta para assumir a carreira. Só aceitou definitivamente a literatura infantojuvenil como ofício principal depois de ganhar uma bolsa de estudos na Universidade de Educação de Fukuoka, no Japão, e fazer cursos de gravuras e várias oficinas de criação literária no Brasil.
Entre seus diversos livros produzidos e premiados, estão a coleção de contos e lendas do Japão Urashima Taro – A história de um Pescador, que recebeu o selo de altamente recomendável pela Fundação Nacional do Livro Infantojuvenil (FNLIJ) e os títulos Histórias Guardadas pelo Rio e Chão de Peixes, vencedores do Jabuti (2019) na categoria melhor livro juvenil e melhor ilustração, respectivamente.
O bate-papo com a escritora será mediado pelo jornalista Manuel da Costa Pinto e será transmitido ao vivo pelo Facebook da biblioteca. Aproveite para conhecer as obras da escritora disponíveis no nosso acervo.
Para ler:
Notícias
Carnaval 2026: A literatura ganha a avenida
Carolina Maria de Jesus, Conceição Evaristo, Rita Lee e Paulo César Pinheiro são homenageados
Postado em 15 DE fevereiro DE 2026
Nos 25 anos da trilogia O Senhor dos Anéis, uma entrevista com Reinaldo José Lopes, especialista em Tolkien
Tradutor de O Hobbit explica complexidade e riqueza dos livros em relação aos filmes, propõe ordem de leitura da mitologia da Terra Média e dá detalhes das influências de um dos mais importantes escritores do século XX.
Postado em 12 DE fevereiro DE 2026
Dez clássicos contemporâneos da nova literatura da América Latina
Itamar Vieira Junior, Ana Maria Gonçalves, Valeria Luiselli, Monica Ojeda: conheça os autores essenciais que renovam a tradição literária latino-americana.
Postado em 10 DE fevereiro DE 2026
Biblioteca de São Paulo é destaque em reportagem do Sesc SP
Matéria sobre bibliotecas vivas mostra BSP como espaço de leitura, cidadania e convivência
Postado em 03 DE fevereiro DE 2026




