Venha conversar com a escritora e ilustradora Lúcia Hiratsuka
31 DE março DE 2022Abrir um livro infantil é entrar em um universo de cores, fantasia e conhecimento. Um mundo muito familiar para a artista plástica, escritora e ilustradora Lúcia Hiratsuka. Nascida em Duartina, pequena cidade no interior de São Paulo, Lúcia passou a infância no sítio Asahi, onde a família tinha uma criação de bicho-da-seda. Sem luz elétrica, sua diversão preferida era ler os livros em japonês que o pai trazia mensalmente da cidade. As imagens dos ehons (livros somente de ilustrações) despertaram seu interesse para o desenho ainda criança.
O caminho natural foi seguir para São Paulo para estudar na Faculdade de Belas Artes, na década de 1980. Seu ingresso na profissão foi feito de forma gradual e bem planejada. Após conhecer o trabalho de Eva Furnari, Lúcia percebeu que esse poderia um ser um bom campo de trabalho. Sem portfólio para mostrar nas editoras, criou o próprio livro com texto e imagens. A tática deu resultados, mas a ilustradora ainda não se achava pronta para assumir a carreira. Só aceitou definitivamente a literatura infantojuvenil como ofício principal depois de ganhar uma bolsa de estudos na Universidade de Educação de Fukuoka, no Japão, e fazer cursos de gravuras e várias oficinas de criação literária no Brasil.
Entre seus diversos livros produzidos e premiados, estão a coleção de contos e lendas do Japão Urashima Taro – A história de um Pescador, que recebeu o selo de altamente recomendável pela Fundação Nacional do Livro Infantojuvenil (FNLIJ) e os títulos Histórias Guardadas pelo Rio e Chão de Peixes, vencedores do Jabuti (2019) na categoria melhor livro juvenil e melhor ilustração, respectivamente.
O bate-papo com a escritora será mediado pelo jornalista Manuel da Costa Pinto e será transmitido ao vivo pelo Facebook da biblioteca. Aproveite para conhecer as obras da escritora disponíveis no nosso acervo.
Para ler: