Para o escritor João Silvério Trevisan, "homofobia não cabe na democracia"
17 DE maio DE 2021
João Silvério Trevisan. Foto: Reprodução.[/caption]O Dia Internacional contra a Homofobia, 17 de maio, foi referência de atividade conduzida pelo escritor João Silvério Trevisan na programação online da BSP, intitulada "Homofobia não cabe na democracia". Realizado na tarde de sábado, 15, o encontro reuniu mais de 30 pessoas em torno do tema e da fala de Trevisan, que é também ativista da comunidade LGBT+ e pesquisador do tema. Os mecanismos da homofobia, as causas e as consequências em nossa sociedade pontuaram a palestra, que contou com a participação do público em uma sessão de perguntas e respostas, no encerramento da atividade.
Para Trevisan, em uma democracia de verdade, o comportamento homofóbico não é problema apenas para a comunidade LGBT+, assim como o racismo não se circunscreve somente à comunidade negra. Como ressaltou, trata-se de inclusão, de acolhimento da diversidade de valores, culturas e grupos. Na opinião do escritor, quem está tranquilo com sua sexualidade não se incomoda com a orientação e gênero dos demais.
Trevisan evidenciou as raízes da homofobia na história da humanidade e traçou paralelos com a tradição da estrutura cristã, no decorrer dos séculos (apesar de, como diz ele, a questão não ser exclusividade do cristianismo). Como destacou, trata-se muito do sistema patriarcal falocêntrico e da organização cristã que se protegem e se complementam historicamente.
Um cenário que, ainda hoje, resulta em violência, como salientou Trevisan ao citar alguns dos casos noticiados recentemente. Só no ano passado, 175 travestis e transexuais foram assassinados em crimes de ódio, segundo dados de dossiê da Associação Nacional de Travestis e Transexuais. Para ele, se estamos de fato em uma democracia - ou lutando por uma -, não podemos continuar "fazendo de conta" que cidadãos LGBT+ sejam considerados de segunda categoria.
Notícias
Carnaval 2026: A literatura ganha a avenida
Carolina Maria de Jesus, Conceição Evaristo, Rita Lee e Paulo César Pinheiro são homenageados
Postado em 15 DE fevereiro DE 2026
Nos 25 anos da trilogia O Senhor dos Anéis, uma entrevista com Reinaldo José Lopes, especialista em Tolkien
Tradutor de O Hobbit explica complexidade e riqueza dos livros em relação aos filmes, propõe ordem de leitura da mitologia da Terra Média e dá detalhes das influências de um dos mais importantes escritores do século XX.
Postado em 12 DE fevereiro DE 2026
Dez clássicos contemporâneos da nova literatura da América Latina
Itamar Vieira Junior, Ana Maria Gonçalves, Valeria Luiselli, Monica Ojeda: conheça os autores essenciais que renovam a tradição literária latino-americana.
Postado em 10 DE fevereiro DE 2026
Biblioteca de São Paulo é destaque em reportagem do Sesc SP
Matéria sobre bibliotecas vivas mostra BSP como espaço de leitura, cidadania e convivência
Postado em 03 DE fevereiro DE 2026


