Slams se adaptam ao ambiente virtual
21 DE janeiro DE 2021
A batalha de poesia falada chamada Slam tomou uma nova forma. Agora acontecendo pela internet, mostrou que não tem fronteiras e reúne pessoas dos mais diversos lugares, inclusive de fora do país.
[caption id="attachment_63439" align="alignleft" width="300"]
Roberta Estrela D'Alva/Crédito: Renato Nascimento[/caption]“O virtual traz seus limites e, principalmente, a impossibilidade de vibrarmos coletivamente em presença . Por outro lado, com o surgimento dos slams online, poetas que nunca estariam juntos puderam interagir. Fizemos slams onde pessoas de outros estados, e até mesmo de outros países, de outros continentes, participaram. Isso é uma possibilidade muito interessante porque cria uma rede internacional”, conta Roberta Estrela D’Alva, fundadora do Núcleo Bartolomeu de Depoimentos e idealizadora e slammaster do ZAP!, primeiro poetry slam (campeonato de poesia) brasileiro.
A Biblioteca de São Paulo já ofereceu essa experiência para o público. Em outubro de 2020 a sua página do Facebook foi palco da BSP+Zap!Slam, um mini campeonato de poesia falada completamente online. A final contou com nove poetas e teve um público de mais de 50 pessoas. O poeta campeão foi Lucas Afonso, da Zona Leste de São Paulo, que conquistou também uma vaga no SLAM SP – Campeonato Paulista de Poesia Falada.
O momento que a sociedade passa evidencia a necessidade das pessoas darem vazão ao que estão sentindo. “Os slams são realizados e frequentados por pessoas que têm urgência em dizer e serem ouvidas. Essa necessidade não acaba por conta da pandemia. Mas se destaca em momentos como o que vivemos”, explica ela.
Quem quer entrar no circuito dos Slams para se apresentar tem a oportunidade, no dia 26 de janeiro, de participar da Oficina Online de Férias Zap! Slam com o Núcleo Bartolomeu de Depoimentos. Serão abordados temas relacionados ao universo do poetry slam tanto em forma quanto em conteúdo. Saiba mais aqui.
[caption id="attachment_63207" align="alignright" width="300"]
Núcleo Bartolomeu de Depoimentos / Crédito: Fernando Martins[/caption]Roberta Estrela D’alva dá algumas dicas para quem está começando nas batalhas poéticas:
- Frequente Slams, agora estão acontecendo online.
- Escreva com o coração sem se preocupar em parecer com ninguém.
- Leia! Ler melhora a escrita.
- Pratique a leitura dos seus textos em voz alta.
Procurando inspiração? Confira no catálogo da BSP a Coleção Slam. Lá você também encontra o livro Teatro hip-hop: a performance poética do ator-MC da Roberta Estrela D’Alva.
Notícias
Carnaval 2026: A literatura ganha a avenida
Carolina Maria de Jesus, Conceição Evaristo, Rita Lee e Paulo César Pinheiro são homenageados
Postado em 15 DE fevereiro DE 2026
Nos 25 anos da trilogia O Senhor dos Anéis, uma entrevista com Reinaldo José Lopes, especialista em Tolkien
Tradutor de O Hobbit explica complexidade e riqueza dos livros em relação aos filmes, propõe ordem de leitura da mitologia da Terra Média e dá detalhes das influências de um dos mais importantes escritores do século XX.
Postado em 12 DE fevereiro DE 2026
Dez clássicos contemporâneos da nova literatura da América Latina
Itamar Vieira Junior, Ana Maria Gonçalves, Valeria Luiselli, Monica Ojeda: conheça os autores essenciais que renovam a tradição literária latino-americana.
Postado em 10 DE fevereiro DE 2026
Biblioteca de São Paulo é destaque em reportagem do Sesc SP
Matéria sobre bibliotecas vivas mostra BSP como espaço de leitura, cidadania e convivência
Postado em 03 DE fevereiro DE 2026


